Os 5 erros mais comuns na criação de logotipos que devemos evitar.
1- Usar software amador para criação de logotipo para uma empresa profissional;
2 – Trabalhando com tendência;
3- Escolha incorreta das cores;
4- Design vago ou muito complexo;
5- Não ter um processo para criação de logotipos.
Já mencionei aqui neste blog a importância que um logotipo bem elaborado tem para uma empresa. Um logotipo transmite profissionalismo, conta história e simboliza a identidade da marca para o mundo.
O logotipo é geralmente o primeiro contato que o cliente tem com a empresa, se não for bem projetado, pode comprometer, até mesmo arruinar o sucesso da organização, não importa o quão bons sejam seus produtos ou serviços.
Por esta razão muitas empresas procuram agencias como a Logo 24 Horas, que é especializada em criação de logotipos, para tentar criar o melhor logotipo possível.
O processo de criação de logotipos não é fácil. Pois apenas parecer bom, não significa que o logotipo será um sucesso. É necessário acima de tudo comunicar a mensagem da empresa.
Então, para te ajudar na escolha do logotipo ideal, criamos uma lista com os 5 erros mais comuns na criação de logotipos:
1 – Usar Software amador para criação de logotipo para uma empresa profissional.
Softwares criados com o intuito apenas de facilitar uma criação, trazendo imagens e fontes pré-selecionadas não são os mais indicados na criação de logotipo para empresas profissionais.
As melhores opções para criação de logotipo existente no mercado são o Illustrator, Photoshop e Corel Draw.
Não existe atalho para criação de um trabalho profissional.
2 – Trabalhando com tendências.
Incluir elementos modernos no logotipo, seguir uma tendência
de cores ou diagramação não é necessariamente ruim. O problema é quando o
designer fica focado somente nisso, pois acaba deixando de lado uma mensagem
que seria importante transmitir no logotipo.
O seu concorrente seguir uma tendência e dar certo pra ele não significa que
dará certo pra você também, mesmo se você fizer exatamente a mesma coisa que
ele.
Você pode sim pegar inspiração nas marcas que hoje estão em tendência. Mas o
mais importante é sempre ter a mensagem principal da empresa bem destacada no
briefing para não deixá-la de lado no projeto final.
3- Escolha incorreta das cores.
Um erro muito comum de ver nos logotipos é a escolha do perfil de cores.
Você pode sim optar por trabalhar com cores vivas e vibrantes, por ser uma maneira a mais de se chamar a atenção, mas é preciso cuidado pois nem todas as cores combinam entre si.
Existem dois pontos que você pode partir para a escolha das cores:
O primeiro é acessar sites como Adobe Color que fornece uma ferramenta profissional para criação de paletas de cores complementares que funcionam bem juntas, além de combinações já testadas por outros profissionais.
O segundo passo é estudar o “significado” da psicologia das cores no marketing. Existem muitos materiais online com esse assunto disponíveis para pesquisa.
4- Design vago ou muito complexo.
Um dos principais objetivos de um logotipo é comunicar uma mensagem. Se os itens que compõe esse logotipo não forem muito bem trabalhados, essa mensagem será falha ou incompleta.
O grande segredo é manter as coisas simples. Uma tipografia nítida, harmonia entre as cores e todos os itens bem alinhados.
Aqui na Logo 24 Horas, temos um principio na criação de logotipos: Menos é mais. Se a mensagem da empresa já está clara, não há necessidade de ficar enfeitando o logo.
5- Não ter um processo para criação de logotipos
Recentemente recebi um Whatsapp de uma profissional de marketing de uma grande empresa aqui em minha cidade. Ela estava pedindo dicas para um logotipo que foi incumbida de desenvolver. Me passou parte do briefing e me mostrou os modelos que já havia desenvolvido.
A primeira coisa que observei nos desenhos que ela havia criado, foi que ela não estudou primeiro o projeto e esboçou os primeiros traços no papel, mas foi direto para o computador.
Ficou claro para mim nos modelos que ela apresentou que não houve um estudo inicial do projeto. Faltou trabalhar os primeiros rabiscos no papel.
Na ansiedade de finalizar um projeto, o designer pode deixar de lado uma mensagem que poderia ser a diferença entre o sucesso ou fracasso da marca.
Resumo
Inicie o projeto de criação de logotipo no papel, deixando bem claro a mensagem principal da empresa e o perfil de cores adequado para o seu negócio. Crie o máximo de esboços que puder, jogue os esboços em um software profissional e finalize o logotipo.
Ter um processo para criação de logotipos não é certeza de sucesso mas sem dúvida a sua marca não terá uma aparência amadora.